O Grupo Sabin é a melhor empresa com até 1.000 colaboradores para se trabalhar no Norte do país, segundo a consultoria internacional Great Place to Work, (GPTW). A cerimônia da certificação aconteceu na última quinta-feira (28), em Manaus. O Sabin, que completa 40 anos em 2024, esteve em posições de destaque nas nove edições da premiação em nível regional, iniciada em 2016.
A certificação é baseada em pesquisa realizada pela consultoria global com os colaboradores das empresas participantes. Eles avaliam, por exemplo, respeito à diversidade, segurança no trabalho e cuidados com a saúde mental. Nesta edição, participaram mais de 40 mil funcionários. Na região Norte, foram mais de 70 companhias, com 20 entre as finalistas. O Grupo Sabin concorreu na categoria médias empresas.
"É gratificante receber esse primeiro lugar na região Norte. É um mérito de todo o nosso time, de Belém, Boa Vista, Palmas e Manaus. Temos muito orgulho de valorizar as pessoas, o nosso capital humano e as lideranças do Sabin", diz a gestora regional do Sabin em Manaus (AM), Simone Arruda, uma das representantes da empresa na premiação.
Atualmente, o Sabin está presente em quatro capitais da região Norte: Manaus (AM), Boa Vista (RR), Palmas (TO) e Belém (PA). São 29 unidades e um total de 554 colaboradores, números que cresceram desde o ano passado. Em 2023, o grupo conquistou o 3º lugar no GPTW região Norte e o melhor lugar para trabalhar em nível nacional, na Dimensão Pessoas e na categoria Saúde.
Na cerimônia deste ano, representando o grupo, estiveram presentes a gestora regional de Palmas, Nayara Borba; o gestor institucional de Palmas, Pedro Paulo Damasceno; e a gestora regional de Boa Vista, Daiara Alexandre. Também participaram as líderes Laurienne Brito, supervisora de RH de Palmas; Danielle Vieira, coordenadora de atendimento de Manaus; e Soraia Corrêa, analista de RH de Manaus.
"É uma honra receber esse prêmio de melhores lugares para trabalhar. Isso reflete o nosso propósito diário na empresa, que é inspirar pessoas a cuidar de pessoas. Fazemos isso com nossos colaboradores, com os líderes que conduzem os times. É uma alegria ser referência na região Norte", comenta a gestora regional de Palmas, Nayara Borba.
Ações
Dentre os projetos e ações voltadas para a gestão de pessoas, destacam-se o Programa de Diversidade e Inclusão, que fortalece a cultura participativa e estimula a representatividade de diferentes grupos sociais; Programa de Qualidade de Vida, voltado a ações de prevenção, promoção e assistência à saúde; e Programa de Reconhecimento, que valoriza colaboradores que se destacam por atitudes e resultados por meio de premiações, homenagens e oportunidades de crescimento.
Outro projeto de destaque é a Universidade Corporativa Sabin, que realiza, desde 2009, a integração, capacitação e desenvolvimento de milhares de colaboradores para a conquista dos objetivos estratégicos da empresa. Desde o início do programa, foram mais de 6,3 mil matrículas de cursos on-line em 180 formações. A satisfação nas capacitações é de 99%, conforme o Relatório de Sustentabilidade 2023.
A gestora regional do Sabin em Boa Vista (RR), Daiara Alexandre, diz que há um sentimento de orgulho em fazer parte do ecossistema da empresa. Ela participou pela primeira vez da premiação do GPTW Norte, em Manaus, neste ano. "É um sentimento de muita alegria fazer parte desse grupo que cresce a cada ano e nos fazer crescer juntos. O Sabin se torna esse lugar ótimo para trabalhar porque cuida das pessoas de fora e das que estão dentro. Nos sentimos, de fato, cuidados. Há uma energia do jeito Sabin, do carinho, do cuidado com cada pessoa".
Ascom/Grupo Sabin