O Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, Oeste do ParĂĄ, realizou na manhã da terça-feira (30) um simulado de abandono de ĂĄrea, que faz parte do treinamento da Brigada de IncĂȘndio da unidade.
Durante alguns minutos, foi simulado um sinistro de incĂȘndio no hospital e os 150 brigadistas tiveram que se dividir na evacuação dos colaboradores, no combate ao fogo e no resgate das vítimas. "Nós temos essas trĂȘs frentes na nossa brigada, então os integrantes jĂĄ sabiam muito bem o que cada um tinha que fazer. Simulamos o resgate de trĂȘs pacientes, um do quarto andar, simulando um usuĂĄrio pós-cirúrgico; uma no terceiro andar, simulando uma gestante de alto risco; e outro na UTI (Unidade de Terapia Intensiva)", explicou a engenheira de Segurança do Trabalho, Caroline Lorenzon.
Os brigadistas de incĂȘndio do HRBA começaram o treinamento em setembro de 2023. Eles passaram por capacitação em primeiros socorros, resgate de vítimas, combate a incĂȘndio e foram preparados para agir em caso de emergĂȘncias como essa na unidade. A simulação foi a última parte desta capacitação e visa identificar os pontos vulnerĂĄveis da ação e corrigi-los.
"Os membros da Brigada estão de parabéns, todos trabalharam de forma eficiente. E os nossos colaboradores também, porque foram muito receptivos. Em uma situação de emergĂȘncia, os brigadistas devem servir como um norte para a evacuação do prédio", afirmou Caroline.
A assistente administrativa Renata Araújo participou do simulado e ressaltou a importância do treinamento não só para os brigadistas, mas também para todos os colaboradores. "A gente espera que nunca ocorra este tipo de sinistro no hospital, mas nós treinamos para ter esse suporte mais eficaz e eficiente e tirar os colaboradores e pacientes o mais rĂĄpido possível no caso de incĂȘndio. Temos o apoio dos brigadistas, mas é importante que também adquirimos esse conhecimento", destacou.
O simulado integra o Plano de EmergĂȘncia e Abandono implantado no HRBA e teve a supervisão dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e da empresa CENAT, que ministrou todo o treinamento da Brigada de IncĂȘndio.
O 4Âș Grupamento de Bombeiro Militar (4Âș GMB) também acompanhou a ação, acompanhando a ação dos brigadistas diante do simulado de incĂȘndio. Para o subtenente do Corpo de Bombeiros do ParĂĄ, Francenildo Souza, o treinamento foi super positivo. "A gente ressalta o interesse da direção em adequar os funcionĂĄrios, para que eles tenham conhecimento em uma situação de necessidade, para atender este tipo de ocorrĂȘncia até a chegada do Corpo de Bombeiros. Na chegada dos militares, todos os colaboradores jĂĄ estavam aguardando as ambulâncias fora do prédio e o princípio de incĂȘndio jĂĄ havia sido controlado pela equipe de brigadistas. Então, só temos a destacar pontos positivos", ressaltou.
O HRBA é referĂȘncia em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 29 municípios do oeste do Estado. Pacientes, acompanhantes e colaboradores foram informados previamente sobre a simulação, para que não houvesse nenhum problema durante o treinamento.
"É uma oportunidade para os colaboradores de todo o hospital saberem se portar em um momento de emergĂȘncia, de uma catĂĄstrofe. O simulado foi um sucesso, com a participação de todos e nós conseguimos entender a importância deste momento. Nossos brigadistas foram preparados para conduzir os pacientes, acompanhantes e colaboradores em casos de sinistros e o simulado nos dĂĄ a possibilidade de minimizar os riscos e dar mais segurança a todos dentro do HRBA", pontuou o diretor-geral da unidade, Gean Francisco Cercal.
Fonte: AgĂȘncia ParĂĄ