A saúde preventiva tem se tornado uma prioridade para quem busca qualidade de vida e longevidade. Entre as recomendações médicas, o check-up se destaca por permitir a detecção precoce de doenças muitas vezes assintomáticas. Indicado ao menos uma vez por ano, a depender da idade, o conjunto de exames avalia a saúde do paciente de maneira simples e eficaz, possibilitando diagnósticos mais precisos e tratamentos com melhores resultados para doenças que muitas vezes não tem sinais evidentes, mas que podem agravar e trazer consequências mais sérias.
Coordenadora técnica do Sabin Diagnóstico e Saúde em Manaus, Gélida Pessoa enfatiza que o check-up é essencial para monitorar a saúde de forma proativa. "O check-up periódico é uma oportunidade de prevenção. Ele permite identificar alterações silenciosas, como colesterol elevado ou pré-diabetes, por exemplo, condições que podem ser revertidas com intervenções simples quando detectadas precocemente."
Os exames indispensáveis no check-up
Um dos exames essenciais no check-up é o hemograma completo, que analisa componentes do sangue, como glóbulos vermelhos e brancos, identificando condições como anemia e infecções. "Já o exame de glicemia mede os níveis de açúcar no sangue, essencial para diagnosticar diabetes ou pré-diabetes", cita a profissional.
O perfil lipídico é outro exame indispensável, porque avalia colesterol total, LDL (colesterol ruim), HDL (colesterol bom) e triglicerídeos, lipídios (gorduras) considerados 'chave' para a saúde do coração. Além disso, os testes de função hepática e renal verificam o desempenho do fígado e dos rins, enquanto o eletrocardiograma monitora a atividade elétrica do coração, detectando possíveis problemas cardíacos.
"Para quem deseja realizar a bateria de exames, o primeiro passo é consultar um médico. Com base na avaliação clínica, o profissional será capaz de indicar os exames mais adequados para a realidade de cada paciente, garantindo uma análise completa da saúde geral", afirma a coordenadora técnica.
Ascom/Grupo Sabin