O município de Santarém, no oeste do Pará, vai ganhar reforço na segurança. Oito pontos do município receberão, brevemente, equipamentos e serviços do sistema interativo de segurança por videomonitoramento, constituído de módulos eletrônicos de segurança, que farão o contato direto com o Centro Integrado Operacional da Polícia Militar do Pará. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) à Prefeitura de Santarém. De acordo com a Segup, o sistema abrange o fornecimento e a instalação, além do gerenciamento, operação e manutenção preventiva de todo o sistema.
"É mais um projeto do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura, na área da segurança. Esse sistema, que inicialmente será implantado em oito pontos, vai aumentar a segurança, preservar vidas e o patrimônio público", pontuou o prefeito Nélio Aguiar.
O secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, destaca a importância e a efetividade do novo sistema.
"É uma vitória para a segurança pública de Santarém e da nossa região, tendo em vista que Santarém é o município polo e recebe diariamente pessoas de cidades vizinhas e, também, de outros estados. Só temos que agradecer ao secretário de Segurança, Dr. Ualame Machado, e toda sua equipe".
Após análise dos requisitos e os locais com maiores fluxos de pessoas e veículos, os equipamentos serão instalados nos seguintes pontos.
1. Avenida Tapajós com Travessa Frei Ambrósio - Mercadão 2000 - Aldeia
2. Avenida Tapajós - Terminal Fluvial Turístico - Salé
3. Rodovia Fernando Guilhon com Rua Resistência (3ª rotatória) - Santarenzinho
4. Avenida Sérgio Henn com Rua Edivaldo Leite - Praça do Skate - Nova República
5. Avenida Rui Barbosa com Avenida Barão do Rio Branco - cruzamento linhas de ônibus - Centro
6. Avenida Curuá-Una com Rua Barão de São Nicolau - Praça da Cohab - Santíssimo
7. Rua Dom João VI com Rua Araguarina - Terminal Hidroviário de Santarém - Prainha
8. Rua Lauro Sodré - Praça Central - Alter do Chão
Fonte: Ascom/PMS