O tacacá, iguaria da culinária tipicamente paraense, entrou para a lista das melhores sopas do mundo, de acordo com o site TasteAtlas. A plataforma, especializada em gastronomia, recentemente divulgou que o cuscuz paulista recebeu a nota mais baixa entre as comidas, enquanto a catuaba foi eleita a pior bebida brasileira.
Na lista das 100 melhores sopas, o tacacá é o representante brasileiro melhor classificado, ficando com a 25ª colocação. O caldo feito com a goma da mandioca, camarões e tucupi e temperado com alho, sal e pimenta.
A iguaria conquistou popularidade no Brasil por conta da música Voando Pro Pará, da cantora Joelma. Embora tenha sido lançada em 2016, a canção viralizou apenas em 2023, quando se tornou hit entre vídeos no TikTok.
A primeira colocada da lista é a sopa paraguaia Bori-bori, feita com pedaços de carne ou frango, além de queijo, cenoura e cebola. O prato é popular nos meses de inverno no país sul-americano.
As sopas japonesas Ramen (caldo com macarrão e frango) e Tonkotsu (caldo com ovos e carne de porco) conquistaram a segunda e terceira colocação, respectivamente.
Na lista das 100 melhores, a sopa Leão Veloso, original do Rio de Janeiro, ocupa a 79ª colocação. A iguaria é preparada com peixe e tomate, temperada com cebola, alho e louro.