Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Estacionamento rotativo

Zona Azul começa a ser implantado na área comercial de Santarém

O principal objetivo é democratizar as vagas de estacionamento na área central da cidade, através do sistema rotativo de veículos.


Procura por vagas em Santarém, no Pará, é cada vez mais difícil

Após longos anos de espera, finalmente o sistema de estacionamento pago, o chamado Zona Azul, começa a ser implantado em Santarém, no oeste do Pará. No último dia 19, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), deu início aos serviços de sinalização vertical e horizontal das ruas da área comercial que vão receber o sistema.

O secretário Alberto Portela explica que a SMT iniciou os trabalhos para implantação das sinalizações horizontais e verticais.

"Após isso, iniciaremos ações de educação junto à população, para orientar quanto a operacionalização da Zona Azul, inclusive orientando quanto aos meios de aquisição dos créditos para utilização da vaga. Será um período de 20 dias de um intenso trabalho para que o mais breve possível a população se acostume com essa nova gestão de estacionamento rotativo".

Ainda de acordo com o secretário, a zona azul estará compreendida no perímetro das Avenidas Tapajós à Mendonça Furtado (norte-sul) e da Rua Inácio Corrêa à Travessa Augusto Montenegro (leste-oeste). Após o período de implantação de sinalização é que a SMT iniciará a fase de educação, que se estenderá pelo período de 20 dias, onde a população será informada e orientada sobre o novo serviço: como funcionará o serviço e como adquirir os créditos.

O modelo de estacionamento rotativo pago, conhecido como zona azul, é um sistema de gestão de estacionamentos públicos largamente utilizados nos grandes centros urbanos, para garantir melhor gestão das vagas públicas e a garantia de uma melhor acessibilidade aos produtos e serviços dos empreendimentos na área central de uma cidade.

Como vai funcionar?

O usuário poderá adquirir os créditos de estacionamentos ou tickets através de monitores, que são pessoas que farão a gestão das vagas, pelo valor de R$ 4,00 para carros e R$ 2,00 para motos, e poderá utilizar a vaga pelo período de 1 (uma) hora, renovável pelo limite de até 3 (três) horas, sob pena das sansões previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Além dos monitores, o usuário poderá adquirir através do aplicativo para smartphones PARE AZUL, onde além de adquirir os créditos de forma antecipada, poderá consultar a disponibilidade das vagas, economizando tempo na hora de estacionar.

O serviço contará ainda com postos de venda físicos na área do comércio. Outra opção para aquisição dos créditos de estacionamentos e consulta de vagas, se dará através de website, onde além das opções de pagamento já mencionadas, será aceita a opção de compra de tickets pré-pagos através de boleto bancário.

A zona azul terá o seguinte horário de funcionamento:

De segunda a sexta-feira, das 08h às 18h

Aos sábados, de 08h às 17h

Após esse horário, o estacionamento é livre e gratuito

Fonte: PMS

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!