A Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, que será realizada em Belém (PA), entre os dias 6 a 8 de novembro, será palco para o lançamento da segunda edição do livro muito além de "Muito além do Media training- O porta-voz na era da hiperconexão" (ed. Aberje), de Patrícia Marins e Miriam Moura, respectivamente socia-fundadora e consultora associada da Oficina Consultoria.
O lançamento será realizado às 14h30, na Arena de Cases e Sucessos do Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, seguido de bate-papo da autora, Patrícia Marins, com o diretor executivo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), Hamilton dos Santos, além de outros convidados sobre os temas centrais da obra. Ao final, haverá uma sessão de autógrafos.
O livro, que teve a primeira edição esgotada em apenas três meses, foi considerado o mais importante da história da comunicação empresarial brasileira e o livro de Comunicação e Negócios de 2023, nas palavras de Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor da ECA-USP.
Do lançamento da primeira edição para a segunda, o número de usuários da internet no mundo aumentou em mais de 1 bilhão. Agora são mais de 5,6 bilhões de usuários conectados globalmente; em setembro de 2023, eram 4,6 bilhões. São dados que mostram a expansão da hiperconexão.
"No mundo hiperconectado em que vivemos, com a velocidade de propagação e disseminação de informações em tempo real nas mídias sociais, a comunicação é o ativo de maior valor para líderes e porta-vozes", destaca Patrícia Marins.
A obra é um playbook da liderança e foi escrita a partir da experiência das autoras no treinamento de mais de 12 mil executivos e gestores públicos e privados. Ela aborda de forma profunda e com muito embasamento acadêmico e prático quais são as principais características que o líder deve adotar.
"Executivos e lideranças com visão de futuro hoje devem estar qualificados para comunicar de forma eficiente os valores sociais corporativos. Devem saber traduzir e manter a cultura organizacional, além de reter talentos e compreender a dinâmica do sistema atual da comunicação omnichannel. Esses são os requisitos essenciais", afirma Miriam Moura.
São dez capítulos temáticos, que versam sobre os principais temas relacionados à comunicação, como gestão de crise, o papel do porta-voz, construção do discurso, a prática do contraditório, os desafios da pós-verdade, o que é notícia, comunicação é poder no mundo globalizado, e como se expor nas mídias sociais "sem se expor".
Os capítulos estão estruturados de forma inovadora, como contexto e entrevista com dez grandes expoentes da comunicação empresarial – entre eles o especialista em gestão de crises, João José Forni; o teórico da comunicação francês Dominique Wolton; a desembargadora Andrea Pachá; o ex-ministro Miguel Jorge; o jornalista Caio Túlio Costa e o neurocientista Miguel Nicolelis -, além de dicas das especialistas.
"Muito além do Media training - O porta-voz na era da hiperconexão" pode ser adquirido no site https:/www.aberje.com.br/editora/.