Um grupo de taxistas interditou na noite desta quinta-feira (4), um trecho da avenida Adriano Pimentel, próximo ao Mascotinho, na orla de Santarém, no oeste do Pará, em protesto contra o sistema de estacionamento rotativo que está sendo implantado em diversas ruas da cidade, o chamado Zona Azul. Eles arrancaram várias placas de sinalização colocadas nos pontos que antes eram usados por eles como estacionamento.
O tráfego de veículos foi obstruído pelos profissionais do volante que gritavam palavras de ordem enquanto danificavam o patrimônio público. Como resultado, várias placas foram arrancadas e atiradas ao chão.
Os ânimos só se acalmaram com a chegada da Polícia Militar e dos agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), que negociaram com os líderes dos taxistas, o fim da manifestação e liberação da avenida.
Os taxistas se mostraram revoltados com as placas de estacionamento pago onde antes eles paravam para esperar passageiros.
O Zona Azul ainda não está em operação em Santarém. A empresa está finalizando a implantação da sinalização vertical e horizontal. Após isso, haverá uma campanha de orientação à população sobre o novo sistema de estacionamento nas ruas da cidade.
A Prefeitura ainda não se pronunciou sobre o protesto dos taxistas.