As mantenedoras das instituições de educação superior (IES) que desejam participar do processo de oferta e ocupação de vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2024 precisam manifestar seu interesse até quarta-feira (20). O período para retificação das informações registradas no sistema ocorrerá de 21 a 25 de junho. As informações foram divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC).
As instituições devem assinar o termo de participação no processo de oferta e ocupação de vagas remanescentes através do Sistema Informatizado do Fies (Sisfies), no módulo "FiesOferta". A mantenedora deve obrigatoriamente informar as vagas disponíveis para cada curso, turno e local de oferta até quarta-feira (20).
Isaac Marra, mestre em história social pela Universidade de Brasília (UnB) e coordenador do Colégio Militar em Brasília, aponta que o Fies é um instrumento "essencial" para oferecer igualdade de oportunidade. Assim, estudantes de baixa renda podem ingressar no ensino superior.
"Representa uma oportunidade ímpar, uma oportunidade única, de transformação social, qualificação social e econômica. Acaba se tornando uma política pública de prioridade. Uma priorização que garante que esses estudantes, sobretudo os mais vulneráveis socialmente, tenham acesso preferencial é o financiamento educacional", pontua.
Estudantes
Os estudantes interessados em aderir ao Fies têm uma nova chance de conseguir ingressar no programa. As inscrições para as vagas remanescentes referentes ao primeiro semestre de 2024 vão de 27 de junho até o dia 1º de julho.
Isaac Marra informa que essas vagas são destinadas exclusivamente aos estudantes que estão matriculados no curso, turno e local de oferta para os quais se inscreveram.
"O estudante que será beneficiado por essa dinâmica deve atentar especialmente aos prazos de inserção das informações, de coleta de documentação, bem como garantir um bom rendimento escolar", destaca.
Os candidatos devem, ainda, cumprir cumulativamente os requisitos:
É obrigatório que os candidatos estejam em situação de "cursando" no momento da inscrição ou ter cursado o referido semestre com aproveitamento em pelo menos 75% das disciplinas – caso o semestre já tenha sido encerrado;
Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010;
Possua renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos.
Fonte: Brasil 61