O "Agosto Branco", mês de conscientização para o combate ao câncer de pulmão, vai culminar com o Dia Nacional de Combate ao Fumo, na próxima quinta-feira (29). A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) considera as datas oportunas para conscientizar a população sobre a importância de parar de fumar.
Fumar é o principal fator de risco para o câncer de pulmão, responsável por mais de 90% dos casos, segundo estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (INCA). "É um tanto difícil encontrar casos de câncer de pulmão em não fumantes", afirma a médica pneumologista Fátima Amine, que coordena o Centro de Referência em Abordagem e Tratamento do Fumante (CRATF), mantido pela Sespa há 20 anos. "Além do uso direto do tabaco, a exposição ao fumo passivo e a produtos químicos tóxicos, como defensivos agrícolas e solventes, também contribuem para o risco", destaca.
Fátima também destaca que, nas últimas duas décadas, a percepção sobre o cigarro mudou em função das campanhas terem conseguido restringir a publicidade em torno da glamourização do fumo. Por outro lado, outros desafios vieram com o advento de outros dispositivos, como o cigarro eletrônicos e os waps.
"Os esforços atuais se concentram não apenas em prevenir novos casos, mas também em oferecer suporte àqueles que lutam contra a dependência", acrescenta a especialista.
O CRATF é um serviço da Sespa, que procura motivar e preparar os fumantes para pararem de fumar e acompanhá-los após o abandono do cigarro, contribuindo para a redução da morbimortalidade por doenças relacionadas ao tabaco. O Centro atende usuários encaminhados pelas unidades de saúde e por demanda espontânea.
Atualmente, o CRATF tem cerca de 6 mil usuários cadastrados. De janeiro a 13 de agosto de 2024, o Centro recebeu 81 novos usuários.
Prevenção e rastreamento
Para aqueles que pararam de fumar há menos de dez anos, a tomografia anual de baixa dosagem é uma ferramenta essencial para a detecção precoce do câncer de pulmão. Esse exame ajuda a identificar o câncer em estágios iniciais e evitar tratamentos mais agressivos.
Além de manter o CRATF, a Sespa, por meio da Coordenação Estadual de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, tem capacitado profissionais de saúde para a implantação do protocolo e as diretrizes clínicas para o tratamento do fumante no SUS, o que envolve a parte da prescrição de medicamentos, que é distribuído pela Sespa.
Em relação à promoção da saúde, todos os finais de semana, a Sespa realiza ações no TerPaz, com palestras, abordagem direta aos usuários, chamando atenção para os malefícios do cigarro eletrônico.
A Sespa também está realizando ações para alunos de instituições de ensino públicas e privadas, técnicas e até de nível superior, com esse mesmo objetivo.
Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Sespa vai realizar ação educativa na Praça da República na manhã do dia 01 de setembro, com a oferta de diversos serviços, alertando principalmente sobre os riscos do cigarro eletrônico.
Fonte: Agência Pará