Uma boa notícia para os consumidores no início do novo ano. A conta de energia elétrica não terá cobrança extra em janeiro, informou na última sexta-feira (29), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), permanecendo a bandeira tarifária verde. As condições de geração de energia nas hidrelétricas estão em bons níveis e isso possibilitou a manutenção da cobrança atual.
Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Quando a conta de luz é calculada pelas bandeiras vermelha ou amarela, sofre acréscimos; mas quando é calculada pela bandeira verde, não há nenhum valor a mais na conta de luz.
Todos os meses, a Aneel monitora e faz projeções de acionamento das bandeiras, válidas para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional, que é a malha de linhas de transmissão de energia elétrica que conecta as usinas aos consumidores.
Algumas regiões estão fora do sistema, como partes de estados da Região Norte e de Mato Grosso, além de todo o estado de Roraima. Nesses locais, o consumo representa menos de 1% da carga total do país e a demanda por energia é suprida, principalmente, por térmicas a óleo diesel.