Serviço será otimizado para atender emergências
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Santarém implementou uma nova estratégia para otimizar o atendimento às emergências. Agora, as equipes estão posicionadas em locais estratégicos, identificados como áreas com maior incidência de chamadas de urgência. Com essa abordagem, o SAMU espera melhorar a eficiência do serviço e salvar mais vidas, proporcionando um atendimento mais ágil e eficaz à população.
De acordo com o coordenador do SAMU, enfermeiro Júlio Laurido, a nova estratégia tem como principal objetivo agilizar o tempo de deslocamento dos socorristas, especialmente em razão do trânsito intenso nas áreas urbanas. "Com as equipes posicionadas em locais estratégicos, a expectativa é que o atendimento às emergências seja mais rápido e eficiente, minimizando os impactos do tráfego nas operações de socorro. Essa iniciativa é fundamental para garantir que as vítimas recebam a assistência necessária o mais rápido possível, aumentando as chances de um desfecho positivo em situações críticas", disse o coordenador do Samu.
Essa medida visa reduzir o tempo de resposta e garantir que a assistência chegue mais rapidamente às pessoas que necessitam de socorro. Além da equipe que permanece na base do SAMU, uma ambulância fica posicionada no cruzamento das Avenidas Sérgio Henn e Moaçara, bairro Diamantino, as proximidades do Hospital Regional. Essa localização foi escolhida devido ao intenso fluxo de veículos e à facilidade de acesso aos bairros no entorno, inclusive os da grande área da Nova República e da região do Curuá-Una.
Para ampliar ainda mais a cobertura do serviço, a segunda equipe descentralizada foi alocada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Salvação, para atender as grandes áreas do Santarenzinho e Maracanã. "São duas motolâncias que ficam de prontidão para atender a chamados que possam ocorrer nas proximidades. Essa abordagem visa garantir um atendimento mais rápido e eficiente, melhorando a resposta do SAMU em situações de emergência na cidade," concluiu o enfermeiro Júlio.
O secretário de Saúde, Everaldo Martins Filho, afirma que, com a estratégia recentemente adotada pelo SAMU, a resposta à população será feita em tempo mais rápido. "Essa abordagem visa garantir que as equipes de socorro cheguem mais rapidamente aos locais de emergência, melhorando a eficiência do atendimento e, consequentemente, aumentando as chances de um desfecho positivo em situações críticas. A expectativa é que essa mudança traga um impacto significativo na qualidade do serviço prestado à comunidade, proporcionando um suporte mais ágil e eficaz em momentos de urgência," destacou o secretário.
De acordo com dados do SAMU em Santarém, a equipe atende, em média, de 17 a 25 ocorrências por dia relacionadas a acidentes de trânsito. Além dessas situações, os socorristas são acionados também para prestar atendimento em uma variedade de outros casos, incluindo acidentes domésticos, socorro às vítimas de violência, episódios de mal-estar e outras emergências.
Em casos de urgência, você pode chamar o SAMU pelo número 192 ou pelo telefone (93) 99191-1192. É importante fornecer informações claras sobre a situação para que a equipe possa atender da melhor forma possível.
Fonte: PMS