A consolidação da telemedicina como ferramenta de consulta, o uso da InteligĂȘncia Artificial para anĂĄlise de dados, o cumprimento da resolução que dispõe sobre as regras de marketing médico e os atendimentos e procedimentos focados na diversidade, são algumas das principais tendĂȘncias que chegaram para ficar no mundo da Medicina e se fortalecerão, ainda mais, em 2024. A avaliação é da diretora da Afya Educação Médica, em Belém, Thais Fernandes.
"Diversidade, equidade e inclusão estão cada vez mais na pauta e o mundo tem se adaptado para dar o espaço merecido a diferentes pessoas, independentemente de raça, etnia, orientação sexual, gĂȘnero, peso, faixa etĂĄria e outros", salienta a diretora. "Um atendimento médico humanizado e acolhedor é algo que estarĂĄ em alta e veio para ficar", afirma.
Ela cita, como exemplo, cursos e capacitações voltados para o assunto, administrados pela Afya, maior pós-graduação médica do país, como o workshop Atendimento Ambulatorial TransgĂȘnero, durante o qual o médico, por meio de uma anamnese completa, exame físico e harmonização, aprende as principais competĂȘncias sobre o acolhimento ao paciente transgĂȘnero. "Os médicos do País tĂȘm a chance de se capacitar no tema e aproveitar as oportunidades que nascerão a partir daí, nas suas respectivas carreiras médicas", avalia.
Outra tendĂȘncia que veio para ficar, diz ela, é a telemedicina, bastante utilizada para atendimento a comunidades mais distantes e que se fortaleceu durante a pandemia de Covid-19. "Isso jĂĄ é uma realidade e deverĂĄ permanecer em alta em 2024", frisa Thais Fernandes.
Segundo ela, a tecnologia, além de permitir as teleconsultas e até procedimentos à distância, também auxilia os médicos na parte mais administrativa de suas carreiras. "Atualmente, além dos aplicativos voltados para reunião, como Google Meet, Microsoft Teams e Zoom, existem os específicos para a ĂĄrea da saúde, como o iClinic, do Grupo Afya", observa.
Por esse aplicativo, além da teleconsulta, o médico tem um sistema inteligente exclusivo para gestão on-line da sua clínica, conseguindo contar com diferenciais, como agenda médica digital, prontuĂĄrio eletrônico, gestão financeira automatizada, entre outros.
O uso da IA para os atendimentos também é outro fator destacado pela diretora da Afya. "A Telemedicina 2.0 tem utilizado a inteligĂȘncia artificial para anĂĄlise de dados e prontuĂĄrios de pacientes, atendimento automatizado virtual por meio de assistentes e chatbots que, como "médicos digitais", podem até mesmo fazer a primeira triagem do paciente de forma remota", explica. A IA também prevĂȘ resultados e testa os melhores tratamentos, de acordo com o histórico, condições médicas e cruzamentos de dados do paciente.
A diretora também destaca a resolução 2.336/2023, do Conselho Federal de Medicina, que deverĂĄ entrar em vigor no segundo semestre deste ano, trazendo mudanças importantes, como o uso de depoimentos de pacientes em ações de marketing.
De acordo com a resolução, desde que acompanhados de material informativo e sem sofrer manipulações, os testemunhos poderão ser utilizados como forma de garantir a qualidade do serviço prestado pelos médicos do Brasil.
Outra mudança é a possibilidade de interação com pacientes via redes sociais, divulgação de preços e qualificação profissional, que prometem movimentar os canais de comunicação dos médicos. "SerĂĄ preciso pensar estrategicamente, seguindo todos os preceitos éticos e profissionais, para tirar o maior proveito possível dessa comunicação", define.
A Afya Educação Médica oferece mais de 75 cursos de especialização. Em Belém, conta com uma estrutura premium, 16 consultórios, espaço de convivĂȘncia, sala de discussão de casos clínicos, além de uma equipe profissional de apoio altamente qualificada. Mais informações sobre os cursos entrar em contato pelo número (91) 2992-0874 ou site educacaomedica.afya.com.br.
Fonte: Afya Educação Médica