home

Coluna DiĂĄrio do Tapajós

Confira os bastidores da polĂ­cia paraense

Por Diário do Tapajós em 18/02/2024 às 13:47:44

Estreia no DiĂĄrio

A partir de hoje, o DiĂĄrio do Tapajós estreia a Coluna DiĂĄrio, espaço destinado à cobertura do noticiĂĄrio polĂ­tico de Santarém e demais municĂ­pios do oeste do ParĂĄ, além de também repercutir as notĂ­cias da polĂ­tica paraense no âmbito municipal, estadual e federal. A CD também vai trazer informações dos órgãos pĂșblicos e outras notas de interesse da sociedade.

Fraudes no CadÚnico em Santarém

A PolĂ­cia Federal estĂĄ investigando uma denĂșncia de possĂ­veis fraudes no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), em Santarém, no oeste do ParĂĄ. O alvo das investigações são trĂȘs servidores da Secretaria Municipal de Trabalho e AssistĂȘncia Social (Semtras).

Investigação da PF

A certidão de ocorrĂȘncia n° 292/2023, de titularidade da Delegacia de PolĂ­cia Federal em Santarém, informa que um cidadão denunciou a possibilidade de fraudes de diversos cadastros no sistema do CadÚnico, apontando que o cadastro de duas servidoras vinculadas a Semtras, apresenta renda no Portal da TransparĂȘncia maior que a declarada no CadÚnico.

Sindicância na Semtras

A Prefeitura publicou uma portaria assinada pela secretĂĄria municipal de Trabalho e AssistĂȘncia Social, Celsa Brito, instaurando uma sindicância investigativa contra os servidores E. C. S. P., chefe do TI, O. A. de S., e U. de M. M., para a apuração dos fatos relatados no processo n° 08362.0004321/2023-81. A comissão responsĂĄvel designada terĂĄ o prazo de 30 dias para a conclusão dos trabalhos, a contar da data da publicação desta Portaria, prorrogĂĄvel por igual perĂ­odo.

LĂĄ e cĂĄ

Começou a temporada de visitas de deputados estaduais e federais à região oeste do ParĂĄ. Curiosamente, essas visitas ocorrem em ano eleitoral. Esta semana, desembarcaram em Santarém, os deputados federais Renilce Nicodemos (MDB) e Joaquim Passarinho (PL).

Renilce Nicodemos

A deputada federal esteve em Santarém cumprindo uma série de compromissos de trabalho e polĂ­ticos. No municĂ­pio, ela andou a tiracolo com a FamĂ­lia Rocha, visitou o Hospital Municipal de Santarém e discutiu sobre as eleições municipais. O vereador Erlon Rocha, que até pouco tempo ambicionava a condição de pré-candidato a Prefeitura de Santarém, conversou às portas fechadas com a parlamentar.

Helder vice de Lula?

A revista Veja publicou esta semana, um artigo no qual afirma que o governador Helder Barbalho (MDB), se colocou como um pretenso pré-candidato à vice na chapa de Lula em 2026, ao lado dos ministros emedebistas Simone Tebet e Renan Filho. Helder tem a seu favor, segundo a publicação, o fato de ser um dos polĂ­ticos em ascensão no MDB, sua liderança polĂ­tica no ParĂĄ e, sobretudo, seu protagonismo nacional e internacional nos Ășltimos meses.

BR-163 de volta ao Dnit

O trecho da BR-163 transferido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), para a Prefeitura de Santarém, no oeste do ParĂĄ, pode retornar à competĂȘncia do órgão federal. A informação é do vereador Erasmo Maia, durante a inspeção das obras de duplicação no trecho municipalizado da BR pelo superintendente do Dnit no ParĂĄ, Diego Batista.

BR-163 "desmunicipalizada"

Em 2021, o Dnit transferiu o trecho de oito quilômetros da rodovia federal que vai da Serra do Piquiatuba até a avenida Tapajós, na Companhia Docas do ParĂĄ (CDP). Segundo o vereador, ficou acertado, durante a visita à obra, que contou ainda com a presença do prefeito Nélio Aguiar, dos deputados federais Henderson Pinto e José Priante, além do secretĂĄrio regional de Governo, José Maria Tapajós, que a Prefeitura irĂĄ encaminhar a devolução de parte da BR-163 ao Dnit. O trecho vai da avenida Tancredo Neves até o pé da Serra do Piquiatuba.

Investimentos

Com isso, o Dnit assumiria a manutenção dos pontos mais crĂ­ticos da rodovia em torno de 15 KM, que contemplam as comunidades do Cipoal, São José Tabocal e Cedro. Além de apresentar um projeto novo de duplicação da estrada próximo ao pé da Serra.

Nova diretoria do Sirsan

No Ășltimo sĂĄbado (17), foi realizada a cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato Rural de Santarém (Sirsan), eleita no dia 15 de janeiro. A chapa "Unidos e Fortes" foi eleita por aclamação e vai dirigir o sindicato no biĂȘnio 2024-2025. O ruralista Edno Valmor Cortezia foi reeleito presidente.

Osmando Figueiredo

O advogado Osmando Figueiredo voltou aos holofotes do cenĂĄrio polĂ­tico em Santarém. Conhecido como um dos principais articuladores da polĂ­tica regional, Osmando tem sido visto com frequĂȘncia ao lado da cĂșpula petista no municĂ­pio.

Maria, Maria

A deputada estadual Maria do Carmo deve intensificar suas visitas a Santarém nos próximos dias. A parlamentar é pré-candidata a Prefeitura de Santarém e busca fortalecer suas bases em bairros e comunidades.

Rocha em Belterra

O ex-vereador e ex-deputado estadual Antonio Rocha não desistiu do sonho de se tornar prefeito. Como as chances de uma candidatura à Prefeitura de Santarém não vingar, o velho marujo optou por concorrer lĂĄ em Belterra. E jĂĄ recebeu sinal verde do governador Helder Barbalho e de toda cĂșpula emedebista.

Visita do Ministro

EstĂĄ confirmada para o dia 27 deste mĂȘs, a visita do ministro do Turismo, Celso Sabino, a Santarém, no oeste do ParĂĄ, onde anunciarĂĄ o inĂ­cio do asfaltamento da estrada que dĂĄ acesso à comunidade de Ponta de Pedras.

Licitações na Câmara

As licitações realizadas pela Câmara de Vereadores em Santarém sob a presidĂȘncia do vereador Silvio Neto devem entrar no radar do Ministério PĂșblico.

Vaiado

Em OriximinĂĄ, o prefeito Willian Fonseca, o delegado, recebeu uma acalorada vaia de parte do pĂșblico que foi prestigiar o show de encerramento do carnaval com o cantor Zé Vaqueiro.

Fraudes no Enem

E o Ministério PĂșblico Federal (MPF) abriu um canal para receber denĂșncias sobre a possĂ­vel ocorrĂȘncia de fraudes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Elas podem ser enviadas à instituição pela pĂĄgina MPF Serviços (www.mpf.mp.br/mpfservicos), na opção Representação inicial (denĂșncia). Esse é o canal oficial do MPF para o recebimento de relatos sobre possĂ­veis irregularidades que possam ensejar atuação do órgão.

Fraudes no Enem II

Na sexta-feira (16), a PolĂ­cia Federal (PF) deflagrou a operação Passe Livre, para combater fraudes no Enem, em MarabĂĄ, sudeste paraense. A notĂ­cia sobre a operação levou cidadãos e cidadãs a buscarem o MPF nas redes sociais para se informarem sobre como podem encaminhar denĂșncias à instituição.

Comunicar erro

ComentĂĄrios