home

Santarém celebra o Dia Mundial das Águas com caminhada e manifestação cultural em defesa de rios, igarapés e lagos

No próximo dia 22, a caminhada levará para as ruas de Santarém mensagens em defesa do Rio Tapajós

Por Redação/Diário do Tapajós em 19/03/2024 às 15:37:50

Unindo a defesa das águas à cultura e à arte, a caminhada e o ato cultural "Em Defesa das Águas dos Rios, Igarapés e Lagos" ocorrerão nesta sexta-feira (22/03), a partir das 17h30, com concentração na Praça Tiradentes. O percurso seguirá pela Avenida Tapajós até chegar à Praça do Pescador, onde ocorrerá o ato cultural. Os eventos têm como objetivo mobilizar a sociedade para a importância da água como recurso vital para a vida.

Organizado pelo Movimento Tapajós Vivo (MTV), a caminhada pretende reunir pessoas de todas as idades, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e comunidades que se reunirão para este evento dedicado à sensibilização sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e à celebração da natureza.

De acordo com Alice Matos, do Movimento Tapajós, a programação se soma ao trabalho já realizado pelo MTV durante todo o ano. "Nossas ações são intensificadas na semana do Dia Mundial da Água, uma vez que nosso maior objetivo é defender as águas do Tapajós. Por meio desse ato, queremos reforçar a mensagem da importância da proteção dos nossos rios, igarapés e lagos" explicou.

O Dia Mundial da Água é uma data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992. Este dia tem como objetivo destacar questões importantes relacionadas à água. Além de ser um apelo para o cuidado com nossas águas, é também um dia para celebrar esse recurso primordial para o nosso planeta.

Ato cultural

O ato cultural "Em Defesa das Águas dos Rios, Igarapés e Lagos" ocorrerá na Praça do Pescador e tem como objetivo ecoar para a sociedade santarena mensagens em defesa das águas através da cultura. O evento contará com duas atrações musicais: o grupo de carimbó As Karuana e o cantor Marcos Abrãao. Durante a programação, serão recitadas poesias e realizadas intervenções artísticas sobre o Tapajós.

"Esse evento é uma intervenção política e cultural muito importante para toda sociedade entender a importância das nossas águas. Vamos utilizar da nossa luta e a cultura para levar para todos e todas, mensagens em defesa dos nossos rios", disse explica Luci Nascimento do Movimento Tapajós Vivo.

Ascom/Movimento Tapajós Vivo

Comunicar erro

Comentários