Nas últimas 24 horas, dois terremotos de magnitude 5.1 foram sentidos no Estado do Acre. Os tremores foram registrados pelo Centro Sismológico Euro-Mediterrâneo e pela Agência de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS) desde quarta-feira, 27.
A plataforma Painel Global registrou no País um terremoto de magnitude 5.0 na escala Richter, que pôde ser sentido moderadamente em quatro cidades do território: Marechal Thaumaturgo (a 21 quilômetros), Porto Walter (a 54 quilômetros), Rodrigues Alves (a 113 quilômetros) e Jordão (a 124 quilômetros).
O primeiro abalo sísmico sentido foi no município de Marechal Thamaturgo, por volta das 9h16 da manhã de quarta-feira, no interior do Acre, a 11,7 km de profundidade, com uma magnitude de 5.1, de acordo com a USGS. O tremor ocorreu a 21,1 quilômetros de distância da cidade, que possui 17 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O segundo terremoto foi registrado por volta de 1h05 desta quinta-feira, 28, também de magnitude 5.1 ao norte-nordeste de Pucallpa, a 53 quilômetros da cidade, no Peru. Segundo informações da USGS, os tremores foram sentidos na cidade de Cruzeiro do Sul, a 636 quilômetros da capital Rio Branco.
Em janeiro deste ano, o Estado registrou o maior tremor de terra da história do Brasil, quando alcançou 6.6 graus na escala Richter, próximo à cidade de Tarauacá, a 300 quilômetros de Rio Branco. O abalo aconteceu a 600 quilômetros de profundidade em uma área isolada em Ipixuna, no Amazonas. O recorde quebrou o registro de 1995, na Serra do Tombador, em Mato Grosso, com 6.2 graus na Escala Richter.
De acordo com dados do USGS, nas últimas 48 horas, ocorreram 53 abalos tectônicos. Do total registrado, 46 foram de baixa intensidade e seis apresentaram magnitude moderada. Apenas um dos tremores foi classificado entre forte e muito forte.