O levantamento feito pela empresa Destak Publicidade e Marketing, divulgado na última sexta-feira (19), mostrou a preferência dos eleitores santarenos na corrida pela Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará. A pesquisa foi realizada após a desistência da deputada Maria do Carmo (PT). O vereador JK do Povão, candidato bolsonarista, se mostrou uma grande dor de cabeça para o prefeito Nélio Aguiar e o governador Helder Barbalho, que lançaram uma chapa com dissidentes bolsonaristas e petistas para tentar fazer frente à pré-candidatura de JK.
A pesquisa da Destak foi realizada em Santarém entre os dias 15 e 18 deste mês de abril. Foram entrevistados 688 eleitores. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número PA-022886/2024. A margem de erro é de 3,5% e o intervalo de segurança é de 95%.
Na pergunta que foi feita ainda incluindo o nome da deputada estadual Maria do Carmo,, o vereador JK do Povão (PL) lidera com 38% das intenções de voto; José Maria Tapajós (MDB) tem 32%; Maria do Carmo (PT) tem 13%; delegado Jardel (Solidariedade) tem 6% e Hugo Diniz (PSDB) com 1%. O pré-candidato Feliciano Braga (Novo) não pontuou.
Sem o nome da deputada Maria do Carmo e de Feliciano Braga, o cenário ficou assim: JK do Povão tem 41%; José Maria Tapajós, com 37%; delegado Jardel Guimarães aparece com 9% e professor Hugo Diniz, com 1%.
A saÃda de Maria do Carmo da disputa faz a diferença entre JK e Tapajós diminuir, ainda que dentro da margem de erro. A liderança de JK do Povão incomoda o governador Helder Barbalho (MDB) e o prefeito Nélio Aguiar (União) que lançaram José Maria Tapajós (MDB) para a disputa.
A pesquisa mostrou que 24,0% dos santarenos disseram que jamais votariam em Zé Maria para prefeito de Santarém. O pré-candidato da base governista vem acumulando altos Ãndices de rejeição desde então.