home

Semas atende mais de 200 produtores em mutirão de regularização ambiental em Alenquer

Desde o lançamento do Regulariza Pará, que faz parte do Plano Estadual Amazônia Agora, mais de 65 mil CAR foram validados

Por Redação/Diário do Tapajós em 24/04/2024 às 18:53:28

A regularização ambiental garante o acesso a uma série de benefícios a produtores rurais uma vez que, quem tem Cadastro Ambiental Rural (CAR) validado, pode contrair financiamentos, acessar políticas de valorização da produção sustentável e ainda garantir mais segurança no campo. Para ampliar o número de produtores e produtoras rurais beneficiados por essa política, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realiza, durante esta semana, em parceria com a Prefeitura de Alenquer, no Baixo Amazonas, um mutirão de análise e validação de CAR, no âmbito do programa Regulariza Pará.

As ações consistem no atendimento direto à população. Técnicos da Semas analisam a situação ambiental dos imóveis dos produtores que possuem até 4 módulos fiscais, ou seja, até 300 hectares de terra, validando o CAR, retificando-o se necessário e, em alguns casos, validam o CAR com encaminhamento de adesão ao Plano de Recuperação Ambiental (PRA). A metodologia é de análise simplificada do CAR, desenvolvida por técnicos do Programa Regulariza Pará e implementada com sucesso desde 2021.

Os mutirões de regularização ambiental fazem parte de uma política que já resultou na validação de mais de 8 milhões de hectares de áreas de imóveis rurais. Desde o lançamento do Regulariza Pará, que faz parte do Plano Estadual Amazônia Agora, mais de 65 mil CAR foram validados, entre manuais e automáticos, através do CAR automatizado, uma inovação implementada pelo Governo Estadual.

Hernan Barrantes, técnico em gestão ambiental da Diretoria de Geotecnologias (Digeo) da Semas, destacou os benefícios do CAR para os produtores e a importância do mutirão em Alenquer. "Estamos aqui servindo a sociedade regularizando as propriedades desses produtores rurais, verificando quais são as pendências, as inconsistências. O CAR validado dá acesso a políticas públicas como o acesso a crédito rural e ao pagamento por serviços ambientais então nós estamos aqui para verificar quais são essas pendências, facilitando para o agricultor, uma vez que estamos aqui presentes solucionando questões relacionadas a esses imóveis, diretamente nas localidades", destacou.

Paulo Gadelha, produtor rural e morador do Distrito de Camburão que teve o CAR validado durante o mutirão, disse que a ação é muito positiva. "É bom porque facilita o acesso de todo mundo aqui na comunidade e somos bem atendidos e esse é um documento que o agricultor precisa", afirmou.

Jorge Neto, presidente da Associação dos Agricultores Familiares de Alenquer, destacou os benefícios para as famílias dos produtores rurais. "A ação da Semas junto aos produtores fazendo validação de CAR é importante para a regularização das suas terras, algo que vai trazer benefícios para os agricultores e suas famílias. A maioria dos nossos produtores da Associação não está regularizada ambientalmente e estão em busca disso, então essa ação é muito importante", frisou.

A programação, que inclui atividades na sede da cidade na quarta-feira e na Universidade Federal do Oeste do Pará na quinta-feira, conta com a colaboração da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com a participação de especialistas do Programa Floresta+ Amazônia.

Fonte: Agência Pará

Comunicar erro

Comentários