O Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Nierac) do MPPA, que funciona no Teatro Vitória, em Santarém, deu continuidade no último dia 2 de maio, às ações destinadas à aldeia Solimões, território do povo indÃgena Kumaruara. Na ocasião foram feitos procedimentos para o registro da etnia em assentos de nascimento, que será um dos focos da atividade que será realizada na aldeia, no mês de junho.
A coordenadora do Nierac, promotora de Justiça Lilian Braga, destacou a importância da Inclusão da Etnia e Alterações de Nome para as populações indÃgenas, além do fomento de outras polÃticas públicas, de acordo com demandas trazidas ao Nierac no mês de abril deste ano por representantes das mulheres indÃgenas Kumaruara.
A ação na aldeia Solimões, na região do Tapajós, está planejada para o próximo mês de junho, numa parceria do Nierac com as secretarias municipais de Educação, de Assistência e de Saúde de Santarém, Tribunal de Justiça do Pará, além de outras instituições que atuam para levar cidadania e atendimento às demandas das populações indÃgenas.
Fonte: MPPA