O ex-prefeito Jailson da Costa Alves (PSD), lidera as pesquisas pré-eleitorais na disputa pela Prefeitura de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará. O mais recente levantamento realizado pela empresa Destak Publicidade e Marketing aponta Jailson como favorito na pesquisa espontânea e em todos os cenários estimulados apresentados aos eleitores.
Na pesquisa espontânea, aquela em que os entrevistados citam os nomes dos candidatos sem que sejam apresentadas a eles opções prévias, entre os 400 eleitores ouvidos pela Destak no período de 01 a 03 de maio, 56% disseram que votariam em Jailson Alves se as eleições municipais fossem hoje. O atual prefeito Marco Antônio tem a preferência de 34% dos entrevistados e 10% não souberam ou não responderam.
A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos e o intervalo de segurança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número PA-03822/2024 e está disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).
Na pesquisa estimulada, quando os nomes de possíveis candidatos são apresentados ao eleitor, no primeiro cenário, Jailson Alves aparece na liderança com 56% das intenções de voto, contra 37% de Marco Antônio.
No segundo cenário estimulado de votos válidos, o ex-prefeito Jailson Alves novamente aparece na frente com 60% contra 40% de Marco Antônio.
A intenção de votos é definitiva para 70% dos eleitores ouvidos pela Destak. Outros 12% disseram que dificilmente mudarão, enquanto 18% disseram que ainda podem mudar. Não souberam ou não responderam 0%.
Marco Antônio tem o maior índice de rejeição em Mojuí
O levantamento da Destak perguntou aos eleitores se a eleição fosse hoje em quem eles não votariam para ser o futuro prefeito de Mojuí dos Campos. O atual gestor municipal apareceu com os maiores índices de rejeição, tanto no cenário espontâneo quanto no estimulado.
A pesquisa espontânea mostrou que 47% dos eleitores não votariam em Marco Antônio. 21% disseram que não vão votar em Jailson Alves, enquanto 5% afirmaram não votar em Izailton. Não souberam ou não responderam somaram 27% das intenções de voto.
Na pesquisa estimulada com apenas Marco Antônio e Jailson Alves na disputa, 46% dos entrevistados disseram que não votariam no atual prefeito, enquanto 26% não votariam em Jailson. 2% responderam em nenhum deles. Não souberam ou não responderam somaram 26% dos entrevistados.
A Destak também perguntou aos eleitores se o atual prefeito Marco Antônio viesse concorrer à reeleição, votariam nele.
O resultado foi este:
Votaria 100% - 32%
Jamais votaria 47%
Talvez votaria 12%
Depende das condições 12%
NS/NR 3%
Branco ou nulo 1%
Gestão de Marco Antônio é reprovada por 46% da população de Mojuí
O levantamento da Destak também perguntou aos eleitores de Mojuí dos Campos sobre a maneira como Marco Antônio governa o município. 46% disseram que desaprovam a atual gestão, enquanto 42% aprovam. Outros 12% não souberam ou não responderam.
O governador Helder Barbalho é apontado por 55% dos eleitores como o principal cabo eleitoral em Mojuí dos Campos para as eleições municipais. Jair Bolsonaro com 33% aparece em segundo enquanto Lula tem apenas 7%. Não souberam ou não responderam somaram 5% das intenções de voto.