Portal de NotĂ­cias AdministrĂĄvel desenvolvido por Hotfix

Alenquer

Promotoria de Justiça solicita melhorias nos serviços do Centro Especializado em Odontologia

No Ășltimo dia 15 de maio, uma vistoria no local constatou carĂȘncias estruturais e de recursos humanos, alĂ©m de irregularidades tĂ©cnicas/operacionais


O Ministério Público do Estado do ParĂĄ (MPPA), através do promotor de Justiça Daniel Mondego, expediu nesta quinta feira (13) recomendação para que a Secretaria Municipal de Saúde de Alenquer adote providĂȘncias para aprimorar os serviços do Centro Especializado em Odontologia no município.

A recomendação deriva de procedimento administrativo instaurado pela Promotoria de Justiça para acompanhar o funcionamento de serviço odontológico em Alenquer. Além disso, foi realizada vistoria no dia 15 de maio por técnico do Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar (GATI) do MPPA e pela equipe da promotoria à referida unidade de saúde.

Na vistoria, constatou-se carĂȘncias estruturais e de recursos humanos, além de irregularidades técnicas/operacionais, o que motivou o Ministério Público a expedir a recomendação.

No documento, o promotor de Justiça Daniel Mondego solicitou que a Secretaria Municipal de Saúde realize a contratação de um cirurgião dentista, vinculando-o ao Centro Especializado em Odontologia, uma vez que o quantitativo de cirurgiões dentistas na unidade é insuficiente, de forma a cumprir com o número mínimo de trĂȘs profissionais previstos pela legislação.

Outros pontos foram recomendados como:

Disponibilização adicional de um consultório odontológico em funcionamento no CEO-Alenquer, constatado o quantitativo insuficiente de consultórios em funcionamento, em referĂȘncia ao número mínimo de 3 (trĂȘs) consultórios funcionantes descritos na legislação vigente;
Implantação de prontuĂĄrio eletrônico;
Implementação de atendimento especializado;
Adaptação do banheiro aos critérios de acessibilidade estabelecidos na RDC n° 50/2002;
Disponibilização de local, em conformidade com a RDC n° 15/2012, para o processamento (esterilização) de produtos para saúde (PPS);
Disponibilização aos profissionais e usuĂĄrios de instrumental sem qualquer tipo de sujidade e oxidação;
Disponibilização de instrumental com registro de identificação e informações sobre data de validade para utilização;
Vedação da utilização de pano de prato na limpeza de superfícies e na secagem das mãos;
Afixação de suporte de apoio para recipiente no descarte de resíduos perfurantes e cortantes desprovidos;
Colocação dos componentes internos (revestimento interno e saco coletor de fluidos) no recipiente para o descarte de resíduos perfurantes e cortantes desprovidos;

Por fim, a Promotoria de Justiça pede que no prazo de 15 dias úteis sejam apresentadas pelos gestores municipais as providĂȘncias adotadas para o aprimoramento dos serviços odontológicos no Centro Especializado Odontológico do Município de Alenquer.

O descumprimento da recomendação poderĂĄ implicar na tomada das medidas e ações judiciais cabíveis para responsabilização civil, criminal e administrativa.

Fonte: MPPA

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!