home

Muda Belém: Igor Normando fala sobre políticas públicas para mulheres

Por Redação/Diário do Tapajós em 22/07/2024 às 09:43:37

A reunião do Muda Belém que dialogou políticas de inclusão para fornecer mais autonomia às mulheres, foi realizada na última sexta-feira, 19 de julho, na sede do "Rancho Não Posso Me Amofiná", bairro do Jurunas. O pré-candidato à Prefeitura de Belém pelo MDB, Igor Normando, é o idealizador deste movimento e presidiu o evento. A plenária que reuniu mais de 3 mil pessoas do bairro do Jurunas e das proximidades, debateu temas como: profissionalização, políticas assistenciais, construção de mais creches e escolas primárias, saúde das mulheres e prevenção e combate a violência e ao feminicídio.

Ao abrirem espaço para as perguntas, muito foi questionado sobre políticas para a inclusão de mulheres no mercado de trabalho, segurança, acessibilidade, equidade de gênero, educação e mobilidade. Igor respondeu todas as perguntas e apresentou suas propostas de governo: "Muitos articulam seus planos de governo somente dentro do seu gabinete, copiando o planejamento de outras prefeituras. Nós estamos fazendo diferente. Resolvemos discutir o nosso plano de governo com quem passa pelos problemas diários em nossa cidade. Vamos construir um programa de governo que seja com base na realidade da nossa cidade." disse o pré-candidato.

Igor completou seu discurso falando sobre como será sua gestão quando eleito: "Para que nossa gestão seja justa e equilibrada, é preciso que 50% das nossas secretarias seja composta por mulheres. A melhor maneira de gerar emprego para as mulheres é dando a oportunidade para que elas possam se capacitar. Fizemos isso na Usina da Paz e oferecemos uma linha de crédito para que a mulherada não dependa mais de homem nenhum para pôr comida em casa. Infelizmente temos um déficit muito grande em creches e isso nós não podemos resolver da noite pro dia, mas vamos resolver com parceria." disse Normando.

Reunião do Muda Belém foi realizada nessa sexta-feira (19) Foto: Jader Paes

O pré-candidato também disse que todas as reivindicações serão levadas para nosso plano de governo, que será executado de forma realista. Segundo Igor, sua gestão vai olhar para as mulheres trans, mulheres em situação de rua, ribeirinhas e portadoras de deficiência, para que não sigam invisibilizadas pelo município. "Precisamos acolher, dar oportunidade, abrigo, educação e qualificação para que essas mulheres possam viver com dignidade." concluiu Igor.

Hilda Monteiro, moradora do bairro do Jurunas, falou sobre os problemas que mais a incomodam na cidade: "Eu acompanho o trabalho do Igor, hoje eu deixei de viajar para acompanhar as propostas dele, que vão melhorar não só o nosso bairro mas toda Belém. Hoje o que mais incomoda é a falta de saneamento, muitas ruas não tem nem asfalto. Nós mulheres temos que ter mais oportunidades. Sou engenheira sanitarista e percebo que principalmente as mulheres não têm tanta oportunidade no mercado de trabalho." disse Hilda.

Comunicar erro

Comentários