A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) abriu na última segunda-feira, 22, as inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL), edição 2024. A pasta espera alcançar a meta de 6 mil inscritos. O Exame consiste em oferecer a oportunidade da certificação nos níveis de ensino fundamental e médio para aqueles que não concluíram esses estudos na idade apropriada.
Conforme a coordenadora de Educação Prisional da Diretoria de Reinserção Social (DRS), Patrícia Sales, a oportunidade de participar do Encceja PPL 2024 abrange 49 unidades prisionais. "A nossa perspectiva é de chegar a 6 mil inscritos este ano. Com isso, vamos aumentar as chances dos internos de obterem o nível fundamental e o médio. Isso é muito gratificante para nós, pois reflete o grande trabalho da secretaria voltado para a custódia e a reinserção", afirmou Patrícia.
A meta deste ano representa um aumento significativo em relação ao ano passado, em que a Seap inscreveu 5.282 internos, dos quais 1.900 foram aprovados. O resultado demonstra a eficácia do programa executado pela Secretaria e o compromisso dos participantes em buscar a certificação. Além disso, os números refletem o esforço contínuo da Seap em proporcionar oportunidades educacionais significativas para a população carcerária.
Patrícia destacou ainda a importância do ENCCEJA PPL para a evolução educacional dos internos e o impacto positivo no trabalho da secretaria. Para ela, a grande importância do Exame na vida dos PPL"s é que, de forma mais rápida, eles conseguem obter o ensino fundamental ou médio.
"Nossa população carcerária não teve muita chance de estudar, antes de estarem privados de liberdade. Oferecemos preparatórios, qualificando-os para conseguirem boas notas e a certificação. Isso é importante porque permite a continuidade dos estudos. Quem conclui o fundamental pode estudar para o médio, e quem conclui o médio pode fazer o ENEM PPL e concorrer a uma vaga na faculdade. Além disso, a certificação resulta em remissão de pena, o que é um grande incentivo. Concluir o ensino fundamental reduz 1.600 horas (177 dias) da pena, e o ensino médio reduz 1.200 horas (133 dias). Essa conquista é maravilhosa, promovendo realmente a reinserção social em cada unidade", Concluiu a Patrícia Sales.
ENCCEJA – O Encceja é realizado, desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. As provas obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o ensino fundamental e médio. As inscrições para o ENCCEJA PPL 2024 estão abertas até o dia 09 de agosto e terão suas provas realizadas nos dias 15 e 16 de outubro.
Fonte: Agência Pará