O Partido Liberal (PL) confirmou na noite desta sexta-feira (2), a candidatura do vereador JK do Povão à Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará. A oficialização ocorreu durante a convenção partidária realizada na Câmara de Vereadores. A sigla também confirmou o nome da empresária Priscilla Noimann, presidente do diretório do Avante no município, como candidata a vice-prefeita.
A convenção municipal do PL também oficializou os nomes de 24 filiados candidatos à Câmara Municipal. O evento contou com a presença dos deputados federais Eder Mauro, candidato a prefeito por Belém, Delegado Caveira e Joaquim Passarinho, além dos deputados estaduais Rogério Barra e Wescley Tomaz.
O vereador Juscelino Kubitschek Campos de Sousa, mais conhecido como JK do Povão, tem 49 anos, é blogueiro e foi eleito vereador em 2020 com 3.260 votos. Na eleição de 2022, ele foi candidato a deputado estadual e obteve mais de 27 mil votos.
A candidata a vice-prefeita é a empresária do setor rural, Priscilla Noimann. Ela tem 32 anos e fez parte da diretoria do Sindicato Rural de Santarém, onde foi tesoureira durante sete anos.
Os pronunciamentos foram abertos com Letícia Fernandes lembrou que foi uma das fundadoras do PT em Santarém e falou da alegria de participar do lançamento da candidatura do vereador JK do Povão.
O deputado Wescley Tomaz, presidente estadual do Avante e candidato a prefeito de Itaituba, falou do apoio do povo à candidatura do JK do Povão e que o município vai mudar de patamar e será uma cidade melhor. Falou que Itaituba e Santarém são as cidades mais importantes da região e precisam de gestores comprometidos com o povo e com a responsabilidade do dinheiro público.
O deputado estadual Rogério Barra lembrou da primeira conversa com o vereador JK do Povão para que ele assumisse o PL no município e se consolidasse com uma força política da região.
Lembrou das famílias que estão no poder a tanto tempo e ignoram as necessidades da população.
Falou ainda da demora do Hospital Materno Infantil que até hoje não foi concluído e vidas continuam sendo perdidas pelo descaso dos atuais governantes.
O ponto alto foi a participação via telefone do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Delegado Caveira disse que a cidade está abandonada em diversos setores. Falou da seriedade do vereador JK do Povão, que foi voz solitária como parlamentar que fiscalizou a prefeitura, enquanto os demais silenciaram.
Reafirmou que Santarém vai receber emendas parlamentares da bancada paraense no Congresso.
Lamentou o descaso da saúde. Disse que recebe denúncias sobre a falta de investimento no setor.
"A torneira da corrupção vai fechar", disse o deputado.
Denunciou a presença do governador Helder Barbalho que esteve em Santarém entregando cheque do programa Bora Estudar, justamente no dia da convenção do candidato do partido dele.
Por sua vez, o deputado federal Joaquim Passarinho falou da importância das mulheres na política e enalteceu a escolha da candidata a vice-prefeita Priscilla Noiman.
Ressaltou que durante oito anos ouviu o PT xingando e denunciando o governo Nélio e vice-e-versa. Agora, estão juntos por interesses escusos.
"Você tem a responsabilidade de honrar a confiança das pessoas que acreditam em você e no seu projeto de transformar Santarém", disse o deputado ao candidato JK.
Por fim, o deputado federal Eder Mauro encerrou a fala dos parlamentares convidados para a convenção do PL em Santarém lembrando que quando atuava na polícia sempre protegeu a população. Se dedicou a defender a vida e a família. "Estão roubando o povo santareno e o povo precisa dá uma basta nisso hoje!", disse o parlamentar.
Emocionado, o agora candidato a prefeito de Santarém, vereador JK do Povão agradeceu à família pelo momento mais importante da sua vida.
Fez um agradecimento à sua esposa Andréa Ribeiro, que sempre esteve ao seu lado.
Falou dos filhos e dos netos, dos irmãos.
Agradeceu aos deputados que prestigiaram o lançamento da sua candidatura.
Falou da importância do apoio dos deputados.
Agradeceu a empresária Priscilla Noiman que aceitou o desafio e será sua vice-prefeita.
"Não adianta entrar na política se não tiver empatia com o próximo", disse JK em fala direcionada aos candidatos a vereador do PL.
Lembrou que durante o seu mandato ajudou muita gente, sobretudo de casos relacionados à saúde.
Falou do descaso do atual governo que foi responsável pela morte de várias pessoas, principalmente mães grávidas e bebês recém-nascidos nos últimos oito anos.
Lembrou das promessas feitas pelo governador Helder em 2018 e que até hoje nenhuma foi cumprida.
JK foi um dos vereadores que mais fez pedido de informações da prefeitura.
Passou o mandato estudando a máquina pública.
"Eu tenho orgulho do meu mandato de vereador porque eu fiz o que deveria ter feito como representante do povo. Vou ajudar a eleger muitos vereadores do PL. Vou sair da Câmara no fim do ano para assumir a Prefeitura, se Deus quiser!! Vou contratar uma empresa de auditoria pra fazer um levantamento nas contas da prefeitura. Será o meu primeiro ato como prefeito. Porque a mamata vai acabar!", finalizou o candidato a prefeito do PL JK do Povão.