O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), realizou neste domingo (1º) as provas do concurso público para cargos de nível médio e superior da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). Mais de 3.300 candidatos fizeram as provas em instituições de ensino localizadas na Região Metropolitana de Belém e nos municípios de Altamira, Marabá, Santarém, Itaituba e Redenção.
O certame C-221 oferta 31 vagas, mais cadastro reserva, sendo 12 para nível médio e 19 para nível superior, em diversas áreas, incluindo administração, biblioteconomia, finanças, arquitetura e engenharia civil.
"Realizar um concurso para a Secretaria de Estado de Obras Públicas neste momento é essencial, pois o Governo do Pará está com obras em andamento em todo o Estado, visando garantir mais conforto, segurança e qualidade de vida para a população. Por esse motivo, precisamos de um time qualificado para garantir que esses projetos sejam concluídos com qualidade e eficiência. Além disso, com a COP 30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas) se aproximando, e Belém sendo a sede deste evento global, é fundamental que nossas infraestruturas estejam à altura. Este concurso público permitirá que tenhamos bons profissionais para nos ajudar a transformar e preparar a cidade para este momento histórico", afirmou Renata Coelho, titular da Seplad.
De acordo com a banca organizadora do concurso, o Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional Ltda. (Cetap), mais de 3.300 candidatos fizeram as provas. "A gente sabe que o concurseiro vive para isso, fazer concursos. E como este é o ano dos concursos, é muito importante fazer provas como essas, até mesmo para verificar como você está se saindo. A gente treina muito nas plataformas, faz exercícios, mas sabemos que na prática o cenário é bem diferente", disse o candidato Clerberson Monteiro.
Demanda - O secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral, destacou que esse concurso é um marco na história da Secretaria. "Há muito tempo não se realizava um concurso público para a contratação de servidores na Secretaria de Estado de Obras Públicas. Para nós, é um momento bastante importante, pois existe essa necessidade em razão do volume de obras e serviços do Governo do Pará. Com isso, vamos dar melhores condições de fiscalizar, controlar e construir obras necessárias ao dia a dia da população. Isso nos traz a segurança que os profissionais estarão envolvidos para desenvolver as nossas atividades da melhor maneira possível. Que esses profissionais tenham sucesso e dignifiquem, cada vez mais, a função de servidor público no Pará", ressaltou Ruy Cabral.
As provas tiveram 4 horas de duração, com questões objetivas, de múltipla escolha, e redação, que exigiam conhecimentos específicos da área escolhida. Para os cargos de nível médio, as provas foram realizadas pela manhã, das 8h às 12h. Para nível superior, as provas começaram às 14h e serão encerradas às 18h.
"Eu vejo esse concurso como uma grande oportunidade de me tornar servidor público do Estado. Além da questão financeira, hoje o Estado do Pará tem mais oportunidade para os servidores. Eu penso em evoluir profissionalmente se conseguir passar nessa concurso. Já venho me preparando há um tempo para concursos em geral, e foquei no último mês para a Seop. Estou confiante!", assegurou Gabriel da Rocha, servidor da Secretaria de Saúde do Município de Belém.
Alexandra da Silva está concorrendo a uma das vagas para assistente administrativo. Para ela, o concurso é uma excelente oportunidade para trabalhar prestando serviço aos cidadãos. "Há três meses venho intensificando a minha preparação para o concurso da Seop. Passar em um concurso é um sonho, e se conseguir uma vaga vou ter um excelente trabalho, que vai mudar a minha vida e a da minha família. E o concurso, além de representar a estabilidade financeira, me traz a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento do nosso Estado, servir à nossa população, conseguir prestar um serviço de excelência aos paraenses", disse a candidata.
O Cetap é responsável pela prestação de serviços de planejamento, organização, realização, processamento e resultado final para homologação de concurso público e seleção de candidatos para provimento de vagas e formação de cadastro reserva, assim como toda e qualquer logística necessária à execução dos serviços.
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas e as grades de respostas das provas discursivas estarão disponíveis no site da banca organizadora do concurso a partir de 10h de segunda-feira (02).
Critérios de nomeação - As nomeações dos aprovados estão condicionadas ao preenchimento dos requisitos estabelecidos no Edital do concurso: ordem final de classificação dos candidatos aprovados; necessidade de serviço e disponibilidade orçamentária e financeira do Governo do Pará.
Os candidatos integrantes do cadastro reserva poderão ser nomeados diante do surgimento de novas vagas ou de desistência de candidatos classificados dentro do número de vagas previsto no Edital, seguindo a ordem classificatória e o prazo de validade do concurso público.
Fonte: Agência Pará