O exercício de 2023 foi decididamente o ano em que o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) reforçou a presença no interior do Estado. Em uma ação inédita, o órgão reconstruiu 21 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran) em todas as regiões do Pará. Prioridade da atual gestão, a reestruturação dos espaços físicos das Ciretrans objetiva garantir mais qualidade e atendimento humanizado a servidores e usuários.
Com as reconstruções, as unidades do Detran no interior receberam novos equipamentos, mobiliário, refrigeração, espaços modernizados, ampliação de salas de atendimento e melhorias em geral que estão oportunizando mais conforto para quem busca os serviços do Departamento. Em Paragominas, na região do Rio Capim, a Ciretran ganhou um novo espaço de vistoria e sala de exames de legislação, além da reestruturação completa do prédio, que ganhou a primeira reconstrução em 18 anos de funcionamento.
"É uma mudança total e quem é usuário dos serviços do Detran em Paragominas há tantos anos, como eu, sabe que hoje ela está muito melhor", afirma o engenheiro civil Marco Antônio Magalhães. Assim como em Paragominas, o Detran também está com novas Ciretrans modernas e ampliadas em Igarapé-Miri, Igarapé-Açu, Parauapebas, Ourilândia do Norte, Altamira, Tomé-Açu, Ananindeua, Barcarena, Itaitiuba e Tucuruí dentre outros municípios.
"Continuaremos priorizando esse trabalho porque estruturar as Ciretrans significa garantir acesso da população aos nossos serviços com todo o conforto e dignidade que merecem e essa é a principal missão do Detran, servir ao público", destaca a diretora-geral do órgão, Renata Coelho.
Também no interior, o Detran aumentou a oferta de serviços de habilitação e veículo por meio de mutirões e ações itinerantes. Ao todo, mais de 30 mil pessoas de 32 municípios tiveram a oportunidade de dar entrada na primeira habilitação ou realizar exames para renovação de CNH, mudança ou adição de categoria sem precisar se deslocar a outros municípios. A região metropolitana de Belém (RMB) também foi reforçada com diversos mutirões em Marituba, Benevides, Santa Bárbara e Belém. Pelo menos 15 mil usuários do Detran foram atendidos somente na RMB.
Educação de trânsito - Conscientizar condutores e pedestres sobre a importância do comportamento seguro no trânsito é uma prioridade do Detran. Em 2023, as equipes de educação aumentaram a presença em todo o Estado para orientar adultos e crianças sobre os fatores de risco. Nas região do Marajó, o projeto Educação de Trânsito por Todo o Pará visitou os municípios de Salvaterra, Soure, Cachoeira do Arari, Ponta de Pedras, Melgaço, Breves e Portel. Nas zonas urbana e rural, os servidores da educação identificaram as principais infrações e atuaram para alertar os moradores sobre prevenção e riscos de acidentes. O projeto também foi ao Baixo Amazonas, nordeste e sudeste paraense para orientar condutores, ciclistas e pedestres.
O trabalho educativo do Detran neste ano intensificou as ações nas escolas, já que a educação para o trânsito tem, no ambiente escolar, o maior aliado para a construção de um trânsito mais cidadão para todos. O programa Trânsito e Escola: Caminhando para a Cidadania, utiliza recursos didáticos de acordo com a idade do estudante, entre eles o vídeo do Clubinho Honda e da Faixa de Pedestre em tecido, nos quais a equipe trabalha dicas gerais de segurança no trânsito, enfatizando o tema das Campanhas Educativas de 2023 (No trânsito, escolha a vida). Aproximadamente 10 mil crianças e adolescentes de mais de 20 municípios receberam as ações do órgão.
Ainda em 2023, o Detran entregou o Detranzinho. Localizado na sede do órgão, em Belém, o circuito automobilístico tem como público-alvo crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas do Pará. É formado por salas temáticas e espaços pedagógicos e chegou para ser referência na educação infanto-juvenil sobre as leis e boas práticas de trânsito, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis.
Ainda na área da educação, o Detran reforçou a formação de agentes multiplicadores em educação para o trânsito e certificou aproximadamente 8 mil profissionais do trânsito, entre eles mototaxistas, taxistas, condutores de transporte escolar e de emergência. Os cursos atestam a capacidade técnica desses profissionais e focam na prevenção a acidentes de condutores e passageiros.
Os mototaxistas receberam atenção especial do Governo do Estado que, por meio do Detran, concedeu linha de crédito especial em parceria com o CredCidadão para que esses trabalhadores possam adquirir veículos novos e equipamentos de segurança no exercício da atividade.
Redução do número de acidentes
A maior e mais complexa operação de trânsito do ano, a Operação Verão de 2023 foi concluída com zero mortes nas rodovias estaduais fiscalizadas pelo Detran. É o melhor resultado dos últimos cinco anos. Além de ser a mais segura, a operação de julho, mês em que as estradas registram a maior movimentação de veículos, também foi a que menos registrou infrações por alcoolemia no trânsito e recusa ao teste do etilômetro. Menos de 2% dos condutores que realizaram o teste estavam dirigindo sob o efeito de álcool. Além disso, o Detran registrou queda de 65% no número de acidentes.
O saldo positivo evidencia uma mudança de comportamento dos condutores na via e resulta principalmente, do trabalho de fiscalização, educação e engenharia de trânsito realizado pelo Detran nos últimos cinco anos. Com reforço nas ações educativas ao longo do mês de julho, maior presença dos agentes de fiscalização nas principais PA's, aumento do uso da tecnologia nas ações de fiscalização e com vias sinalizadas, os motoristas e pedestres demonstraram mais prudência no trânsito em 2023.
A Central de Controle de Operações – Sentinela coibiu o fluxo de veículos irregulares e o Detran alcançou a marca de mais de 60 municípios sinalizados, vertical e horizontalmente, garantindo vias e rodovias mais organizadas e seguras. No início de dezembro, o órgão iniciou o recapeamento e sinalização viária da avenida Mário Covas, na Grande Belém. Ao final da obra, a avenida estará toda reconstruída para garantir segurança e mais fluidez em toda a sua extensão: de Ananindeua a Belém.
Fonte: Agência Pará