O candidato da direita para Prefeitura de Santarém (PA), JK do Povão (PL) se isolou na liderança da disputa eleitoral deste ano, com quase 10 pontos percentuais à frente da deputada Maria do Carmo (PT). É o que aponta a nova pesquisa Doxa de intenção de votos para o cargo – a primeira do ano registrada na Justiça Eleitoral. As informações são do Blog do Jeso Carneiro.
Foram entrevistados 621 eleitores no período de 10 a 14 deste mês, tanto na zona urbana quanto na rural. A pesquisa está registrada sob o nº PA-06604/2024. A margem de erro é de 4.0 pontos percentuais, para mais ou para menos do resultado encontrado na pesquisa. Foi encomendada pelo portal JC.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos aos entrevistados, os números mostram, ainda, um quadro eleitoral muito aberto. Os votos flutuantes (somatória de brancos, nulos e indecisos), aparecem com índice alto, 77,3%.
Quanto aos nomes mais citados, o vereador JK do Povão (PL) aparece na frente com 9,8%. Maria do Carmo aparece em seguida, com 6,1%. José Maria Tapajós é o terceiro colocado, aparecendo com 2,3%.
Nélio Aguiar, o atual prefeito, reeleito em 2020 e que, por isso, não pode mais ser candidato, cravou 1,8%. William Souza, 0,5%; Henderson Pinto, 0,2%; João Massamix, 0,2% e Professor Hugo Diniz, 0,2%.
Estimulada
Na estimulada, quando se apresenta aos entrevistados uma lista de pré-candidatos, o vereador JK do Povão sobe para 34,7% – quase 10 pontos percentuais a mais que a segunda, a petista Maria do Carmo, que alcançou 25,2%.
José Maria Tapajós (MDB) é o terceiro colocado, com 18,4%. João da Massamix (Podemos) obteve 3,0%. O Professor Márcio Pinto (PSOL) aparece com 2,0%, seguido do Professor Hugo Diniz (PSDB) vem com 1,4%.
João Coragem (PRTB) aparece em último lugar com 1,1%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 13,8%.
Cenário sem Maria
A Doxa testou um cenário sem a deputada Maria do Carmo na disputa. O resultado mostra o crescimento de JK do Povão, que salta para 40,2%. O segundo colocado, José Maria Tapajós, ficou com 21,5%.
Os votos flutuantes sobem para 26,5%. Prof. Márcio Pinto ficou com 4,5%; João da Massamix, 4,0%; Prof. Hugo Diniz e João Coragem ficaram com 1,7%, cada.
Rejeição
Quando se trata de rejeição, Maria do Carmo aparece com rejeição de 27,0%. José Maria Tapajós é o segundo mais rejeitado, aparecendo com 12,5% de citações. JK do Povão, por sua vez, é rejeitado por 8,2% dos eleitores de Santarém.
João da Massamix é rejeitado por 4,5%; Prof. Márcio Pinto vem com rejeição de 4,1%; João Coragem, 3,2% e Prof. Hugo Diniz, 2,5%.
Outros 29,5% não rejeitam nenhum dos candidatos.
? Análise da pesquisa feita pelo cientista político Dornélio Silva:
"Nesta primeira pesquisa oficial, registrada no TRE-PA, a Doxa mostra o cenário eleitoral do município de Santarém, o 3º maior colégio eleitoral do Pará. O atual vereador JK do Povão aparece como favorito nesta disputa que está posta entre três principais competidores: JK do Povão, que representa a direita santarena; a deputada estadual do PT Maria do Carmo, da base do governador, e o candidato apoiado por Helder e pelo atual prefeito, José Maria Tapajós.
Nesse primeiro cenário, mostra uma tendência de crescimento da direita configurada no pré-candidato JK. Maria do Carmo vinha liderando pesquisas em 2023, agora perde a liderança para JK. Por outro lado, José Maria Tapajós, apoiado pelas máquinas municipal e estadual, ainda patina no terceiro lugar, mas fica a 6,8 pontos de de distancia de Maria do Carmo. Isso mostra que a disputa em Santarém vai ser bastante acirrada.
Fonte: Jeso Carneiro