O Conselho é uma instância de governança participativa que reúne diferentes atores do setor para garantir que o turismo contribua para o planejamento, gestão e desenvolvimento econômico, social e ambiental do destino. Suas responsabilidades englobam a formulação de políticas, o planejamento estratégico do turismo, a promoção do destino, a gestão de eventos e festivais, a preservação do patrimônio cultural e ambiental, a qualificação de serviços, a capacitação de profissionais do setor, o monitoramento do desempenho e a avaliação do impacto das iniciativas implementadas.
Hugo Almeida, Gerente de Estruturação dos Destinos Turísticos da Setur, destacou que a Setur esteve em Belterra em outubro de 2023 para sensibilizar a comunidade sobre a importância da criação do conselho e a inclusão do município no Mapa do Turismo Brasileiro.
"Após um trabalho de assessoramento técnico, estamos de volta ao município para a posse dos conselheiros e orientar sobre os processos administrativos do conselho, além de promover capacitações para o uso do Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMAPA) e da Plataforma de Inventários Turísticos (PIT) e oficinas de roteirização turística e turismo responsável no âmbito do Programa Estadual de Apoio à Gestão Municipal do Turismo". Explica Hugo.
O Conselho Municipal de Turismo de Belterra conta com 18 membros, incluindo representantes do poder público, empreendedores da hotelaria, gastronomia e artesanato, comunidades da Flona do Tapajós e do curso de turismo do IFPA.
"A Setur está envolvida na estruturação turística de Belterra, município localizado no oeste paraense. Apesar de relativamente jovem, Belterra desempenha um papel crucial na Região Turística do Baixo Tapajós, contando com marcos históricos como estruturas residenciais, industriais e administrativas que remontam à sua origem como parte do empreendimento da Ford Motor Company na Amazônia. Além disso, o município é conhecido por suas belas praias ao longo do rio Tapajós e pelas comunidades que promovem o ecoturismo na Floresta Nacional do Tapajós", afirma o secretário adjunto de Turismo, Lucas Vieira.
Com a ativação do Conselho Municipal do Turismo, o município também se beneficia do Programa de Regionalização do Turismo, uma iniciativa que visa integrar os municípios em regiões turísticas, fortalecendo a economia local e promovendo a diversidade cultural brasileira. A participação no Programa de Regionalização do Turismo é fundamental para que Belterra possa acessar recursos e apoio técnico do governo federal para desenvolver seu potencial turístico de forma estruturada e planejada.
O Seminário Municipal de Turismo de Belterra é realizado no Museu de Ciências da Amazônia (Muca) e conta com oficinas de Roteirização Turística e workshops de Turismo, ministrados por servidores da Setur. Confira abaixo a programação que vem sendo realizada no evento:
Terça-feira 09/04/2024
9h às 11h: Cerimônia de ativação do Conselho Municipal de Turismo de Belterra e posse dos conselheiros.
11h às 12h: Palestra sobre o papel e importância de um conselho municipal de turismo.
Quarta-feira 10/04/2024
9h às 12h: Capacitação para o uso do Sistema de Informações do Mapa do Turismo.
14 às 17h: Capacitação para o uso da Plataforma de Inventários Turísticos.
Quinta-feira 11/04/2024
9h às 17h: Oficina de Roteirização Turística.
Sexta-feira 12/04/2024
9h às 16h: Oficina de Turismo Responsável.
Fonte: Agência Pará