O pleito eleitoral deste ano traz um novo e ainda imprevisível desafio: o uso de ferramentas de inteligĂȘncia artificial (IA). A pedido do líder da bancada do PT, senador Beto Faro, o assunto serĂĄ debatido em uma AudiĂȘncia Pública marcada para o dia 12 de junho, às 11hs, na Comissão de Defesa da Democracia (Senado Federal).
Foram convidados representantes do Tribunal Superior Eleitoral, da Advocacia Geral da União, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, bem como das big techs Meta, TikTok , Google, X (antigo Twitter) que jĂĄ confirmaram presença além de especialistas em tecnologia e inteligĂȘncia artificial, que podem trazer uma visão abrangente sobre as implicações, desafios e oportunidades relacionadas ao uso da inteligĂȘncia artificial no processo eleitoral.
À medida em que se aproximam as eleições municipais, essa discussão se mostra fundamental para garantir a transparĂȘncia, segurança e legitimidade das eleições, além de promover o entendimento sobre como a inteligĂȘncia artificial pode impactar o exercício democrĂĄtico no Brasil.
Ascom/Senador Beto Faro (PT-PA)