home

Fapespa apresenta o PIB dos Municípios Paraenses e outros três novos estudos

O lançamento ocorreu nesta terça-feira, 19, em Belém

Por Diário do Tapajós em 19/12/2023 às 19:25:27
o PIB dos Municípios de 2021 é disponibilizado pela ótica da produção, em nível municipal

o PIB dos Municípios de 2021 é disponibilizado pela ótica da produção, em nível municipal

Atendendo à crescente demanda da sociedade por informações que fomentem a tomada de decisão, a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) realizou, nesta terça-feira (19), em Belém, o lançamento e a publicação de quatro novos estudos: Produto Interno Bruto (PIB) dos Municípios Paraenses, Pará no Contexto Nacional 2023, Pará em Números 2023 e o Barômetro da Sustentabilidade 2023 – Região de Integração Guajará.

Em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB dos Municípios de 2021 é disponibilizado pela ótica da produção, em nível municipal, comparável aos demais municípios do Brasil. O documento conta com tabelas, gráficos e mapas dos seguintes indicadores: PIB; PIB per capita; Valor Adicionado Bruto dos Setores Agropecuário, Industrial e dos Serviços e da atividade da Administração Pública, expressos a preços correntes de mercado; além do Índice de Gini do PIB e dos Setores Econômicos, com o objetivo de acompanhar o nível de concentração das atividades econômicas.

"O projeto é um convênio da Fapespa com o IBGE nacional. Todos os estados mantêm uma equipe para esse cálculo, onde a validação metodológica é feita pelo IBGE, que coordena todo o processo. No Pará, a Fapespa é o órgão responsável pelo PIB do estado e dos 144 municípios. O nosso relatório tenta trazer um pouco mais de análise dos principais municípios, tanto do PIB como os setores econômicos", explicou Gláucia Moreira, coordenadora de Estatística Econômica e Contas Regionais da Fapespa.

Em novembro, a Fapespa divulgou o PIB do Pará 2021, que traz os indicadores de desempenho econômicos mais usados, fornecendo informações sobre os diversos agentes da sociedade, como o peso da administração pública na economia e dos impostos no PIB.

Pará no Contexto Nacional 2023 – O estudo traz ainda uma síntese dos indicadores sociais e econômicos, mostrando a informação em nível de Brasil, regiões e estados. Juntamente com esses indicadores, o documento apresenta o ranking da posição do Estado do Pará em relação às demais unidades da federação para o último ano observado. A disponibilização dessas informações permite o acompanhamento da evolução de diversos indicadores de resultados estaduais, auxiliando o planejamento e possibilitando a decisão e avaliação de políticas públicas.

Pará em Números 2023 – Disponibilizado em formato digital, a 5ª edição do produto proporciona diversas informações e indicadores do estado do Pará. A publicação é estruturada em cinco temáticas (Território, Demografia, Social, Economia e Meio Ambiente), socializando dados, informações e registros administrativos sobre características do Pará em formato de tabela.

Barômetro da Sustentabilidade – O estudo tem o objetivo de ampliar a escala de mapeamento dos níveis de sustentabilidade do Estado, entendendo que a união dos eixos sociedade, meio ambiente e economia pode fornecer informações que orientem as ações para a melhoria dos indicadores analisados. O relatório é o primeiro produto do "Atlas da Sustentabilidade", projeto que visa construir um sistema informatizado para mapear todos os dados de sustentabilidade disponíveis na base de dados da Fapespa.

Hoje foram apresentados os Barômetros da Sustentabilidade da Região de Integração Guajará, que integra os municípios de Ananindeua, Santa Bárbara do Pará, Belém, Marituba e Benevides.

"A Fapespa segue com a sua dupla função. Diferentemente das Fundações de Amparo à Pesquisa dos outros estados, nós também realizamos estudos. Hoje entregamos mais quatro produtos, finalizando esse ano. São números importantes para o Estado do Pará. Nós temos a discussão, através do governador Helder Barbalho, de que a Amazônia não é e nunca foi problema para o mundo, ela é parte da solução, mas que precisa ser vista com o olhar do desenvolvimento sustentável, da bioeconomia. Os números ajudam a compreender, monitorar e planejar esse caminho que estamos percorrendo", disse o diretor-presidente da Fapespa, Marcel Botelho.

Confira os novos estudos lançados pela Fapespa:

– PIB dos Municípios Paraenses

– Pará no Contexto Nacional 2023

– Pará em Números 2023

- Barômetro da Sustentabilidade RI Guajará


Fonte: Agência Pará

Comunicar erro

Comentários