home

Inscrições para o Enem 2024 terminam nesta sexta-feira

Provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro

Por Redação/Diário do Tapajós em 04/06/2024 às 13:17:35

Terminam na próxima sexta-feira (7) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Interessados devem acessar a P√°gina do Participante e utilizar o cadastro na conta Gov.br. O prazo também vale para pedidos de atendimento especializado e tratamento por nome social. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

A taxa de inscrição custa R$ 85 e pode ser paga por boleto, pix, cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança até o dia 12 de junho. Os resultados de recursos sobre isenção da taxa foram divulgados no √ļltimo dia 24, assim como de recursos que tratam das justificativas de aus√™ncia no Enem 2023 para candidatos que estavam isentos da taxa.

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, em razão da situação de calamidade p√ļblica provocada pelas enchentes, a população ter√° um prazo extra para se inscrever no exame. Um calend√°rio estendido ainda ser√° divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An√≠sio Teixeira (Inep). Moradores de munic√≠pios ga√ļchos t√™m isenção da taxa de inscrição.

O exame

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação b√°sica. O exame é considerado como a principal porta de entrada para a educação superior no pa√≠s.

Os resultados da prova podem ser usados para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni), além de serem aceitos em instituições privadas e de outros pa√≠ses de l√≠ngua portuguesa que tenham acordo com o Brasil.

Estudantes que não conclu√≠ram o ensino médio podem participar do Enem na condição de treineiros, para autoavaliação nos anos anteriores ao término da educação b√°sica.

Fonte: Agência Brasil

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro

Coment√°rios