home

Em Óbidos, cerimônia de 'Inspiração Verde' marca a abertura da Semana do Meio Ambiente

Palestras, oficinas, e ações de sustentabilidade são atividades que fazem parte da programação.

Por Redação/Diário do Tapajós em 05/06/2024 às 16:35:30

A Semana do Meio Ambiente é uma oportunidade importante para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação ambiental e ações sustent√°veis.

Nesta quarta-feira, 05, a Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou a abertura da programação da Semana do Meio Ambiente 2024, que tem como tema: Renovar, Restaurar, Reviver: Um movimento verde para o futuro.

A abertura do evento aconteceu no auditório da Casa de Cultura e contou com a presença de secret√°rios municipais, alunos da rede municipal de ensino, convidados e servidores da Semma.

Visando alcançar um público maior, este ano a programação ser√° estendida durante tr√™s semanas com atividades de sustentabilidade e conscientização ambiental nas zonas urbana e rural do município.

Esta primeira semana abordar√° temas de inspiração e educação ambiental com palestras, oficinas e di√°logos verdes comunit√°rios.

A palestrante da abertura do evento, Hozana Garcia, coordenadora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFPA Campus Óbidos, destacou a urg√™ncia e a beleza da restauração ecológica, com destaque para as inspirações verdes.

"Nosso objetivo foi trazer propostas, ideias, soluções que fossem pr√°ticas e aplic√°veis à nossa realidade. Finalizei a palestra fazendo uma reflexão sobre qual futuro nós queremos, porque para mudarmos o nosso futuro nós precisamos começar hoje a lutar por um meio ambiente saud√°vel e com equilíbrio para todos nós", ressaltou a palestrante.

A programação busca motivar e despertar na população o chamado urgente para restaurar a saúde do solo, fortalecer a resili√™ncia das comunidades às secas e combater a desertificação.

De acordo com o secret√°rio de Meio Ambiente de Óbidos, Diego Ferreira, a Semana do Meio Ambiente é uma oportunidade para que servidores públicos e a comunidade possam dialogar sobre as políticas municipais de meio ambiente. Além disso, é um espaço para a Semma apresentar os trabalhos que desenvolve e promover a conscientização sobre a preservação ambiental.

"Esse ano estamos trabalhando através das escolas a educação ambiental que é o nosso foco principal para que a gente possa levar, de fato, a mensagem de cuidar, preservar e respeitar a questão ambiental. Durante a semana nós estaremos indo nas escolas com palestras e informações para a comunidade e esperamos que a população participe desses momentos importantes de conscientização ambiental", afirmou o secret√°rio.

Premiação

Com objetivo de inspirar a comunidade através do potencial criativo e inovador dos jovens ambientalistas a Secretaria de Meio Ambiente est√° com inscrições abertas para o "II Concurso Melhores Pr√°ticas Ambientais", com o tema: Verde em Jogo - RPG, Jogo de Tabuleiro e Revistinha, "Conscientização Ambiental Através do Ensino Lúdico".

A proposta foi projetada especificamente para engajar alunos das escolas municipais de ensino fundamental e médio do município de Óbidos em questões críticas ambientais, convocando-os à preservação ambiental.

A programação também contar√° com o I Concurso de Carimbó "Histórias de Preservação da Amazônia". O concurso premiar√° a escola que conseguir representar de forma mais eficaz e criativa, através de sua apresentação de Carimbó, uma história que ilustre a luta pela conservação da natureza e celebre a diversidade cultural da região amazônica.

Os editais estão disponíveis no endereço eletrônico da Prefeitura de Óbidos - Atividades da Semana do Meio Ambiente: www.obidos.pa.gov.br

Programação da 1¬™ Semana

Nesta primeira semana, a programação ter√° como foco a revitalização comunit√°ria e escolar, abrangendo comunidades rurais e a zona urbana como escolas municipais, estaduais e o Instituto Federal, incluindo o projeto pioneiro "Divas da Compostagem".

¬ē DIA 05/06 (quarta-feira) - Cerimônia de "Inspiração Verde".
Atividade: inauguração com palestrantes entusiastas do meio ambiente em escolas selecionadas, introduzindo nossa missão coletiva de renovação ambiental.
Objetivo: incendiar a paixão pela terra em nossos alunos, destacando a urg√™ncia e a beleza da restauração ecológica.
Local: Casa da Cultura às 8h30.

¬ē DIA 06/06 (quinta-feira) - Oficina "Mestres da Compostagem"
Atividade: imersão no projeto "Divas da Compostagem", capacitando estudantes a transformar resíduos em recursos.
Objetivo: cultivar uma cultura de zero desperdício, realçando o valor do composto para o solo e para a vida.
Local: Escola Municipal Manuel Valente do Couto às 08h30.

¬ē DIA 07/06 (sexta-feira) - Di√°logos Verdes Comunit√°rios
Atividade: palestras motivacionais para comerciantes, pescadores e membros do sindicato de agricultores, enfatizando ações verdes sustent√°veis.
Objetivo: mobilizar a comunidade para a adoção de pr√°ticas eco respons√°veis, fortalecendo a rede de guardiões ambientais.
Local: Distrito do Flexal

Fonte: Prefeitura de Óbidos

Comunicar erro

Coment√°rios